top of page
  • Foto do escritorLeticia de Abreu

Alagoa e suas Corredeiras de Itaoca

Quem visita Alagoa não a esquece jamais. Quem se banha em suas cachoeiras, bebe de suas águas e experimenta sua gastronomia não quer mais ir embora. Alagoa é um lugar mágico, onde a exuberância da natureza preservada inspira coisas boas.


Alagoa é uma terra de gente acolhedora, iguarias e gastronomia única. Suas águas cristalinas descem os vales formando belas quedas como a cachoeira do Zé Pena, as Corredeiras de Itaoca e muitas outras quedas ainda pouco conhecidas. Terra de altos picos como o Santo Agostinho e a Mitra do Bispo, a cidade também te convida a um passeio no tempo.


A cidade foi colonizada por famílias de origem portuguesa, inglesa e italiana. Da Itália Alagoa herdou a produção de seu famoso queijo tradicional tipo parmesão. Hoje em dia é produzido em quantidade significativa azeites finos e excelentes cervejas artesanais.


Corredeiras de Itaoca




Afluente da bacia do Rio Grande, o rio Aiuruoca é um importante manancial que abastece a cidade. Suas fartas águas formam as Corredeiras de Itaoca.


Um dos passeios mais fáceis e divertidos de fazer em Alagoa. Qualquer carro consegue chegar e estacionar ao lado de sua “prainha”, lugar ideal para ir com a família, fazer um piquenique e deixar as crianças passarem o dia sossegadas. Existem áreas perigosas, com pedras maiores, onde as águas correm agitadas, mas é fácil evitá-las.

153 visualizações1 comentário
bottom of page