• Lucas Lima

Minha primeira ilustração do criador do Queijo de Alagoa, Pascoal Poppa

Atualizado: 8 de out. de 2019

Este site é irmão gêmeo de um guia impresso que estamos preparando. Gêmeos siameses, grudados pela vontade de mostrar o melhor perfil das montanhas da Serra do Papagaio. O primeiro número do impresso será dedicado à cidade de Alagoa e contará com um mapa ilustrado e matérias diversas sobre a Serra. Em breve estará pronto.


Uma das matérias no número de estreia fala sobre a origem do Queijo Artesanal de Alagoa, que começou com o italiano Pascoal Poppa. Clique aqui pra ler um pouco mais. Quando comecei a pesquisar sobre o assunto, tive como referência o "Dossiê de Registro Imaterial", elaborado pela Prefeitura de Alagoa, onde, na página 42, Poppa é descrito assim: "Senhor gordo de olhos azuis, cabelos claros, pele tão clara que chegava a ser avermelhada, e carregava sotaque italiano". Não havia fotos no Dossiê.


Então, usei a liberdade poética pra criar esse desenho do italiano, de bigode.


Uma "caricatura" criador do Queijo Artesanal de Alagoa, o italiano Paschoal Poppa.
Uma "caricatura" do criador do Queijo Artesanal de Alagoa, o italiano Pascoal Poppa.

Logo depois encontrei no facebook fotos de Poppa. Os links estão aqui e aqui.


Criador de Queijo Artesanal de Alagoa, Pascal Poppa.
Pascal Poppa e sua mulher Luiza, em foto roubada do facebook da Dona Fiinha.


Eu que achava que não havia fotos de Poppa, depois delas meu desenho ficou somente registro da minha imaginação. Claro que farei uma nova caricatura do criador da famosa receita, agora sem o bigodão, mas isso é assunto pra um próximo post.

80 visualizações0 comentário