Criado em 1998, o Parque Estadual da Serra do Papagaio se esparrama pelos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. Sua sede (conhecida como Fazenda Santa Rita) se localiza no município de Baependi, mas o acesso principal é feito por Itamonte/Alagoa.
Esta unidade de conservação, gerida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), se propõe a proteger fauna, flora, nascentes e córregos da região, assim como criar condições para o desenvolvimento de pesquisas científicas e ampliação do turismo ecológico.
Turismo ecológico
Com quase 23.000 hectares de extensão, encostas entre 1.200 a 2.360m de altitude e mais de 50 trilhas e atrativos no seu território, tudo no PESP é imenso, incluindo seu potencial turístico.
Os pontos de visitação em geral encontram-se distantes uns dos outros, situação propícia à realização de caminhadas. É possível acampar em áreas indicadas ou hospedar-se no abrigo ao lado da sede, basta informar-se por telefone.
Dentre as atrações localizadas no parque, destaca-se o Pico do Papagaio e redondezas, incluindo a Pedra Quadrada, Pedra Redonda, Pico do Santuário, Crista do Tamanduá, Alto do Bandeira, Pico do Canjica e Retiro dos Pedros. Além destes, Pico do Santo Agostinho, Pico do Careta, Chapadão, Canjica, Chorão, Vale das Araucárias e Cachoeira do Charco. Há inúmeras razões para uma visita, porém muitas trilhas podem ser perigosas e difíceis de seguir. Não deixe de contratar um guia local.
O entorno do parque também possui atrativos muito procurados para visitação, como o Complexo da Cachoeira do Juju (Baependi), a Cachoeira do Fundo (Matutu/Aiuruoca) e a Cachoeira dos Garcias (Vale dos Garcias/Aiuruoca).
Zelar por esse riquíssimo patrimônio natural é tarefa enorme, que o PESP precisa realizar com a ajuda de todos nós. Faça turismo consciente.
facebook/SerraDoPapagaio
peserradopapagaio@meioambiente.mg.gov.br
(35) 3341-5404
Comments